Novidades do setor de energia

selo-eficiencia-energetica

O que é selo de eficiência energética? Entenda como funciona

Uma compra consciente exige um consumo igualmente consciente. Essa ideia já faz parte da indústria que investe em soluções que ajudam o consumidor a economizar energia. Mas como saber se um produto atende esse critério? É para isso que serve o selo de eficiência energética.

Provavelmente, você já reparou que tanto equipamentos domésticos elétricos quanto os a gás possuem um selo de economia de energia onde está escrito “Este produto consome menos energia”.

Essa identificação ajuda os consumidores a escolherem soluções mais eficientes e que não terão um impacto grande na conta de luz.

Como esses equipamentos estão em casas, escolas, lojas, escritórios, é estratégico considerar a presença do selo como um diferencial.

Para facilitar a identificação e entender as diferenças, reunimos neste artigo as principais informações sobre o selo de eficiência energética. Continue a leitura e aprenda todos os detalhes.

O que é selo de eficiência energética?

O selo de eficiência energética é a comprovação de que um produto tem ou não o melhor desempenho, de acordo com os critérios e regras estabelecidos pela instituição ou órgão avaliador.

Dessa forma, quando o produto atinge os critérios de eficiência, seu funcionamento é otimizado, aproveita melhor os recursos do seu sistema e, consequentemente, contribui para a economia de energia.

O selo é anexado no próprio produto e na sua embalagem, sempre em uma posição visível para o consumidor identificá-lo.

Afinal, as empresas que recebem essa aprovação, usam o selo de eficiência energética para valorizar seus equipamentos e convencer o cliente da compra. E realmente, é um investimento que traz vantagens.

Quais são os selos de eficiência energética?

Atualmente, existem dois selos de eficiência energética principais que avaliam os produtos existentes no mercado:

1. Selo Procel que avalia os equipamentos domésticas elétricos;
2. Selo Conpet que avalia os aparelhos domésticos a gás.

Entenda quais são as diferenças entre cada um.

Selo Procel de Economia de Energia

O Selo Procel de Economia de Energia, ou apenas Selo Procel, é uma ferramenta de orientação do consumidor que facilita a identificação de equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes em desempenho e que consomem menos energia.

Essa iniciativa foi criada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que está ligado à Eletrobrás, e instituída no país com o Decreto Presidencial de 08 de dezembro de 1993 — cujas diretrizes foram atualizadas com a publicação do Decreto nº 9.863, de 27 junho de 2019.

O objetivo do selo de eficiência energética da Procel é orientar as pessoas no momento da compra, destacando quais opções são mais eficientes e vantajosas em cada categoria de produto do mercado.

Os tipos de equipamentos avaliados pelo Procel são:

  • eletrodomésticos;
  • iluminação;
  • bombas e motores elétricos;
  • sistemas solares.

Consequentemente, o Selo Procel estimula que as empresas se empenhem em criar equipamentos melhores, investindo em tecnologia e na redução dos impactos do uso no meio ambiente.

Leia também: O que é energia verde e como incentivar o consumo na sua empresa.

Selo Conpet de eficiência energética

O Selo Conpet é outra ferramenta de avaliação e reconhecimento concedida pelo Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).

A iniciativa está em ação no país desde 2005, destacando produtos que alcançaram os menores índices de consumo de combustível. Dessa forma, o Conpet avalia fabricantes de equipamentos domésticos a gás em relação a eficiência que cada solução oferece, atestando ou não os resultados afirmados pelas marcas.

Assim como o Selo Procel, o objetivo do Selo Conpet é orientar a escolha dos consumidores no momento da compra.

selos-procel-conpet-eficiencia-energetica

Como funciona o selo de energia?

A concessão de um selo de eficiência energética exige que o produto seja submetido a avaliação e siga os critérios estabelecidos pelos órgãos avaliados como o Conpet e o Procel.

No Selo Procel, por exemplo, cada categoria de produto tem seus critérios específicos dentro do programa para ser contemplado com o selo.

O trabalho de análise é feito em parceria com o Inmetro, centros de pesquisas de universidades, laboratórios, associação de fabricantes, entre outros, para que o mercado nacional comercialize mais produtos eficientes.

Os padrões que os equipamentos precisam alcançar são baseados em índices de consumo e desempenho ideais para cada categoria. Na avaliação, o equipamento passa por ensaios em laboratório determinados para o seu nicho e, se aprovados, recebem o selo.

Selos de economia de energia + etiqueta do Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) faz a certificação de produtos para garantir a adequação ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

Um produto com a etiqueta do Inmetro garante que ele é seguro para uso e entrega o desempenho afirmado pela empresa.

Dessa forma, o Inmetro é considerado uma certificação compulsória, pois sem ela, o equipamento não pode ser comercializado no mercado.

Já os selos citados acima (Procel e Conpet), são considerados certificações voluntárias, ou seja, a empresa fabricante vai analisar se deseja se submeter às normas técnicas e quais vantagens podem obter com essa avaliação.

Porém, é válido destacar que integrar um selo + etiqueta é uma forma incentivar os fabricantes a promover o desenvolvimento tecnológico e, com isso, conquistar mais clientes.

Então, encontrar um produto etiquetado como na imagem abaixo significa uma prova dupla de eficiência.

exemplo-selo-procel-eqtiqueta-inmetro

Melhore os gastos de energia no seu negócio

Agora que você já sabe a importância e como identificar um selo de eficiência energética, é importante também conhecer novas possibilidades para ter um consumo sustentável de energia e ainda conseguir economizar na conta de luz.

Se a sua empresa for atendida pela Cemig em Minas Gerais, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.

A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.

Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais. Faça o cadastro para contratar energia Esfera e comece a economizar hoje mesmo!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia