Novidades do setor de energia

como-economizar-agua-casa

Como economizar água em casa? 7 dicas do que fazer

Não é de hoje que as ações relacionadas a como economizar água em casa vem sendo estimuladas tanto pelos governos quanto pelas instituições ambientais.

Segundo a ONU, cada ser humano precisa de 3,3 mil litros de água por mês, o equivalente a 110 litros/dia para as necessidades de consumo e higiene. Mas no Brasil, essa média quase dobra, chegando a 200 litros/dia por pessoa.

Ou seja, quanto mais gente em uma casa, maior é a tendência de consumo. Mas você pode pensar que com tantos rios na nossa bacia hidrográfica, água não é um problema no país, não é mesmo?

Infelizmente é. A água é o principal recurso para a geração de energia elétrica no país. Com as crises hídricas recentes, têm soado o alerta para os desperdícios relacionados a essa fonte.

Outro fator que reforça a importância de economizar água em casa é que, infelizmente, nem todos os brasileiros têm acesso a água potável no país. Segundo o Instituto Trata Brasil, nas áreas mais populosas 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada.

Você sabe e coloca em prática hábitos que contribuem para economizar água em casa? Reunimos neste artigo algumas dicas simples de como introduzir algumas no dia a dia.

Continue lendo e aprenda!

7 maneiras de economizar água em casa

As principais formas de economizar água em casa não exigem grandes mudanças na estrutura da casa, basta estabelecer esses hábitos como um compromisso pessoal ou com a família para fortalecê-los.

O importante é lembrar que qualquer litro de água desperdiçado faz falta para outra pessoa. Veja o que fazer para uma nova rotina em casa:

1. Economizar durante o banho

O banho é um dos momentos de maior desperdício de água em uma casa. Uma pessoa que toma um banho de 15 minutos com o registro aberto gasta 135 litros de água. Multiplique pelo total de pessoas da sua casa e surpreenda-se com o gasto.

Então, a primeira dica para economizar água em casa é reduzir o tempo de banho. Cronometre quantos minutos você gasta e o estabeleça como limite. Vale até levar o celular com o cronômetro para o banho até se acostumar.

Se ao invés de 15, você reduzir o tempo para 5 minutos e ainda fechar o registro quanto ensaboa e/ou lava o cabelo, a quantidade de água consumida cai para 45 litros. Uma boa economia, certo?

Importante: feche o registro enquanto se ensaboa e lava o cabelo para reduzir o desperdício.

2. Reaproveitar a água da máquina de lavar

Outra ação simples que ajuda a economizar água em casa é no uso da máquina de lavar.

O primeiro passo é reduzir o uso da máquina, estabelecendo um cronograma para as lavagens de roupa. Quem mora sozinho pode fazer isso uma vez por semana, por exemplo.

Já quem mora em família, pode unir o cronograma de uso da máquina de lavar a limpeza da casa, mantendo um limite de três vezes por semana.

Assim, a água que seria descartada entre os ciclos, pode ser reaproveitada para outras atividades gerais como lavar o banheiro, lavar a área e corredores externos, etc.

3. Evitar lavar calçadas e carro com mangueira

Você provavelmente imagina o desperdício de água que gera a limpeza da calçada ou do carro com a mangueira, não é mesmo?

Para deixar essa constatação mais exata, em apenas 15 minutos são desperdiçados 279 litros de água lavando a calçada.

Então, para economizar água em casa, aproveite a água de descarte da máquina de lavar para limpar a calçada.

Evite também lavar o carro com frequência nos períodos de seca e pouca chuva. Para controlar a quantidade de água utilizada, use baldes ao invés da mangueira e otimize a limpeza com um pano para gastar o mínimo possível.

4. Criar o hábito de fechar a torneira

Outro vilão do desperdício é a torneira aberta durante as atividades domésticas. Para economizar água em casa, implemente pequenos hábitos na sua rotina como:

  • fechar a torneira enquanto escova os dentes (a torneira aberta por cinco minutos gasta 12 litros de água, fechando a mesma dá para poupar 11,5 litros);
  • fechar a torneira da pia enquanto ensaboa a louça;
  • fechar a torneira enquanto lava os panos de prato, de chão, etc.

Esses são apenas alguns exemplos de situações em que as pessoas costumam deixar a torneira aberta. Se lembrar de mais alguma, inclua na sua lista e comprometa-se a manter a torneira fechada o máximo possível.

5. Fazer a manutenção nas torneiras e canos

Essa dica para economizar água em casa pode ser feita de tempos em tempos para verificar a existência de algum vazamento nos canos e a necessidade de manutenção ou troca de torneiras.

Alguns indícios de que pode existir algum problema é quando a conta de água está muito alta e incompatível com o consumo. Isso pode ser sinal de algum vazamento em canos internos que são mais difíceis de identificar. Então, o apoio de um bombeiro hidráulico pode ser necessário.

As torneiras que pingam insistentemente também geram desperdícios significativos se não forem consertadas. Para dar uma ideia, uma torneira gotejando desperdiça, aproximadamente, 40 litros por dia. Então dê atenção a ambos os problemas.

6. Trocar a descarga pela de duplo acionamento

Outra mudança que contribui para economizar água em casa é trocar a descarga de válvula tradicional pela de duplo acionamento.

Caso a troca não seja viável, o principal é evitar descargas frequentes, verificar a regulagem e se existe algum vazamento. Em média, a descarga com válvula, gasta 12 litros nos modelos com tempo de acionamento de 6 segundos.

Já as descargas com duplo acionamento são os modelos com caixa acoplada e botão de descarga dividido em duas partes: uma aciona a descarga de 3 litros e a outra a de seis litros. Um investimento que vale a pena pela economia que proporciona.

7. Investir em um sistema para reutilizar água da chuva

Já pensou em ter um sistema de reutilização de água da chuva? Pois, esta é outra forma de economizar água em casa que contribui muito para o consumo consciente.

O processo exige um pouco mais de estrutura e investimento, mas vale a pena, pois a água é armazenada em uma cisterna e pode ser usada na descarga de sanitários, na limpeza da casa, para lavar o carro, na irrigação de jardim, entre outras tarefas.

Faça economias inteligentes na sua casa

Gostou das dicas de como economizar água em casa? Se você quer mais economia, também temos outra dica certeira para evitar o desperdício de energia elétrica.

Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.

A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.

Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais. Faça a adesão para contratar energia Esfera e comece a economizar hoje mesmo.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia