Novidades do setor de energia

sustentabilidade-em-casa

Sustentabilidade em casa: 7 boas práticas para aplicar

Já reparou nos seus hábitos e como eles contribuem para a sustentabilidade em casa ou não?

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) junto com a Brain Inteligência Estratégica entrevistou 14 mil brasileiros que afirmaram que estariam dispostos a pagar mais caro por uma casa sustentável.

Outras conclusões interessantes relacionadas a exemplos de sustentabilidade em casa apontadas pela pesquisa foram:

  • 66% disseram que é importante o imóvel possuir energia solar;
  • 56% pagariam mais em uma casa com tecnologia que reutiliza água da chuva;
  • 57% preferem imóveis com espaços arejados e integrados à natureza.

A sustentabilidade nunca foi tão falada quanto atualmente, pois o meio ambiente e as projeções dos cientistas não são nada positivas quanto ao futuro do nosso planeta.

O consumo excessivo, o descarte sem seleção, o desperdício e o uso de materiais poluentes, a utilização de energia fóssil para gerar eletricidade em larga escala são algumas das práticas que acendem o sinal vermelho.

Enquanto algumas medidas estão fora do alcance do cidadão comum, existem outras que, mesmo pequenas, são uma contribuição para otimizar o uso dos recursos disponíveis.

Quer aprender como aplicar a sustentabilidade em casa? Continue lendo este artigo e aprenda dicas possíveis de colocar em prática.

O que deve ter uma casa sustentável?

Mais do que apenas possuir tecnologias que favoreçam a sustentabilidade, uma casa sustentável deve ter hábitos como parte do estilo de vida das pessoas, que ajudam a reduzir os impactos do consumo no ambiente em torno.

Cada ação praticada no dia a dia causa um impacto, mas com soluções práticas é possível substituir uma ação da rotina por outra melhor.

Dos produtos de limpeza ao uso de energia elétrica, existem inúmeras possibilidades de melhorar a qualidade de vida e incorporar a sustentabilidade em casa como um valor para todos os moradores.

Qual a importância dos exemplos de sustentabilidade em casa?

A sustentabilidade em casa é importante porque abre espaço para uma mentalidade mais consciente em relação ao que e como consumimos.

Pensando melhor sobre os tipos de produtos e serviços que entram em casa, é possível evitar desperdício, encontrar soluções mais eficientes, conhecer novas formas de descarte, etc.

Hoje, tanto as empresas quanto os cidadãos valorizam a sustentabilidade e quando esse movimento se volta para os hábitos dentro de casa, as mudanças podem ter impacto em grande escala.

Sem contar os benefícios econômicos de conseguir utilizar bens com uma vida útil muito maior quando comparado a soluções tradicionais e não sustentáveis.

Mas o que é possível fazer? Aprenda algumas dicas no próximo tópico.

Como aplicar a sustentabilidade em casa?

Quando se trata de formas de aplicar a sustentabilidade em casa, existem várias ações que podem ser implementadas, desde as mais simples às mais complexas.

Na lista abaixo reunimos atitudes fáceis de colocar em prática e que não vão requerer mudanças complexas na estrutura de onde você mora.

Confira o que está ao seu alcance para aplicar a sustentabilidade em casa:

  • Reduza o tempo no banho
    Compre produtos de limpeza eco-friendly
  • Aproveite mais a iluminação natural
  • Tenha produtos com selo de economia de energia
  • Use lâmpadas de LED
  • Dê prioridade para embalagens recicláveis
  • Estude a possibilidade de usar energia solar

Veja a seguir os detalhes de cada dica.

1. Reduza o tempo no banho

A água é um recurso valioso e que não deve ser desperdiçado, especialmente em momentos de crise hídrica séria.

Segundo o Instituto Akatu, que trabalha estimulando o consumo consciente, reduzindo em apenas 1 minuto o banho diário, em 10 anos, a economia gerada pode abastecer outra pessoa por 2 anos. São 21.960 litros poupados.

DICA: lembre-se disso quando estiver escovando os dentes, fazendo a barba e até lavando a louça ou as roupas. A água pode tanto ser economizada quanto reutilizada em outras tarefas.

2. Compre produtos de limpeza eco-friendly

Outra prática de sustentabilidade em casa é comprar produtos de limpeza eco-friendly, que são produtos:

  • naturais;
  • biodegradáveis;
  • hipoalergênicos;
  • veganos.

Dessa forma, você reduz a quantidade de resíduos químicos que descarta para o meio ambiente, sem perder em capacidade de limpeza. Pesquise e fique de olho nos rótulos das embalagens.

3. Aproveite mais a iluminação natural

Utilizar mais a iluminação natural também é uma forma de aplicar a sustentabilidade em casa. Afinal, quanto mais luz entrar, menos as lâmpadas ficam acesas, economizando energia elétrica. Abra as cortinas e faça suas atividades nos cômodos bem iluminados.

4. Tenha produtos com selo de economia de energia

Os eletrodomésticos e eletrônicos podem contribuir para a sustentabilidade em casa, especialmente, se tiverem o selo de economia e eficiência energética. Isso significa que eles consomem menos e duram mais, podendo ser utilizados por mais tempo.

DICA: evite o modo stand by retirando itens fora de uso da tomada para poupar energia.

5. Use lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED gastam menos e iluminam muito melhor que as fluorescentes, então vale a pena priorizá-las. Além disso, é um tipo de lâmpada que dura mais e evita trocas frequentes, contribuindo para a sustentabilidade em casa.

6. Dê prioridade para embalagens recicláveis

Os produtos com embalagens recicláveis podem ser reaproveitados dentro de casa ou destinados para empresas que fazem o processamento. Pesquise soluções na sua cidade e faça o encaminhamento. Além de embalagens, recicle também o lixo doméstico, fazendo a separação correta, direcionando-o para coleta especial.

7. Estude a possibilidade de usar energia solar

A energia solar é o maior investimento dessa lista de dicas de sustentabilidade em casa. O gasto inicial é alto, mas traz bastante autonomia e eficiência energética para o imóvel.

Porém, é possível ter energia solar sem precisar investir em uma estrutura de captação própria. A Geração Distribuída é uma das formas de ter acesso a energia solar.

Existem plataformas que conectam os consumidores aos produtores e, assim, a energia limpa chega em casa de forma simples e gera uma boa economia na conta de luz.

A solução também é válida em condomínios residenciais e outras estruturas coletivas.

Mais eficiência energética na sua casa sustentável

Gostou das dicas de sustentabilidade em casa e ficou interessado em melhorar a eficiência energética e reduzir a fatura de energia elétrica?

Os consumidores atendidos pela Cemig em Minas Gerais, podem economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.

A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.

Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais. Faça o cadastro para contratar energia Esfera e comece a economizar hoje mesmo.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia