Novidades do setor de energia

Entenda o que são perdas energéticas e como evitá-las

Perdas energéticas: como evitar esse problema nas suas instalações

Entender o que são perdas energéticas, como elas acontecem e o que fazer para evitá-las é fundamental para que você não gaste esse recurso e acabe pagando mais do que deveria por ele. 

Os causadores desse problema muitas vezes são invisíveis, por isso é importante saber como proceder para identificar como a energia está sendo perdida e atuar com rapidez para diminuir ou até mesmo eliminar as fontes desse gasto desnecessário. 

Vamos explicar todas as informações a respeito do assunto neste artigo, continue lendo.

O que são perdas energéticas?

Perda energética é o termo usado para definir quando a energia elétrica não é 100% aproveitada durante o consumo, o que pode ser ocasionado pela manutenção inadequada de equipamentos, por exemplo. 

Além disso, pode acontecer perda de energia ao longo de todo o sistema elétrico, do relógio à iluminação, por isso é importante garantir que revisões periódicas aconteçam para evitar que o problema se agrave. 

Vale mencionar que a perda de energia está diretamente relacionada à eficiência energética, já que por meio dela é possível otimizar o consumo e garantir que o recurso seja devidamente aproveitado.

Como as perdas energéticas aumentam seus gastos?

As perdas energéticas aumentam os gastos de uma empresa ou indústria, pois você está pagando por algo que não está sendo usado da maneira adequada: a energia chega ao seu sistema, porém é perdida no processo. 

Os principais “vilões” são equipamentos com manutenção atrasada, máquinas em funcionamento sem que haja uma real necessidade para elas, assim como sistemas subdimensionados ou superdimensionados (por exemplo, o uso de ar-condicionado com BTUs acima ou abaixo da quantidade que o ambiente realmente precisa). 

Por isso, ter atenção a esse assunto é fundamental para garantir que você não gaste mais do que o necessário com a sua conta de energia elétrica. 

Veja aqui 7 ideias de redução de custos na indústria.

O que fazer para evitar a perda de energia?

Realizando alguns procedimentos básicos é possível reduzir as perdas energéticas na sua empresa, tais como:

  • Realizar revisões preventivas em todo o sistema
  • Fazer um diagnóstico energético
  • Manter a manutenção de equipamentos em dia

Explicaremos os detalhes de cada um deles a seguir.

Realizar revisões preventivas em todo o sistema

A principal alternativa para evitar perdas energéticas é fazer revisões preventivas sazonalmente, pois isso possibilitará que possíveis problemas sejam identificados com antecedência e corrigidos em tempo hábil. 

Por isso, não negligencie esse processo, já que por meio dele será possível entender com mais facilidade o que está causando a perda de energia nas suas instalações.

Lembre-se que investir nesse check-up agora garantirá a redução de gastos no futuro.

Fazer um diagnóstico energético

Também é válido fazer um diagnóstico energético para ter mais clareza sobre como alcançar uma maior eficiência no uso da energia elétrica. Ele é uma espécie de relatório que serve para identificar o padrão de consumo de uma empresa ou instalação para encontrar soluções que permitam um melhor aproveitamento da energia.

Todo o levantamento é documentado e a partir dele é possível propor ações assertivas sobre o que pode ser feito para que o consumo de energia seja mais eficiente e, por consequência, as perdas energéticas sejam mitigadas.

Manter a manutenção de equipamentos em dia

Máquinas que não operam na sua melhor capacidade certamente são uma das maiores responsáveis por perdas energéticas, pois elas demandam muito mais energia para fazer o mesmo trabalho que poderia ser feito com um menor consumo caso estivessem com a manutenção em dia. 

Além disso, equipamentos obsoletos também contribuem para que haja perda de energia. Por isso, considere fazer substituições de máquinas periodicamente para que você tenha produtos mais atualizados e que possam reduzir os gastos com a conta de luz. 

Por mais que o custo para comprar um equipamento novo seja caro em um primeiro momento, a longo prazo o benefício será maior. 

Aqui vale uma dica: sempre opte por produtos com o Selo Procel, pois esses são os que têm melhores níveis de eficiência energética.

Como reduzir os custos com a energia elétrica?

Agora que você já entendeu o que são perdas energéticas e o que fazer para evitá-las para diminuir os gastos com essa despesa, também é importante considerar alternativas para que a aquisição de energia para a sua empresa seja mais em conta. 

Uma opção é migrar para o Mercado Livre de Energia, no qual as empresas podem negociar preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com os fornecedores. Por consequência, é possível alcançar até 35% de economia na conta de luz, já que a energia pode ser contratada de acordo com a demanda da empresa. 

Inclusive, essa é uma das principais vantagens do Mercado Livre de Energia, já que os clientes podem adequar a contratação ao seu perfil de consumo.

Confira nosso e-book gratuito com todas as informações que você precisa saber a respeito do Mercado Livre de Energia.

Para fazer a migração com segurança, o ideal é contar com uma consultoria especializada que atue tanto nesse processo quanto durante as negociações. 

Além disso, essa empresa também poderá te auxiliar a fazer a gestão da energia elétrica contratada, o que contribuirá para que seus custos sejam reduzidos e você evite as perdas energéticas, como explicamos ao longo deste artigo.

A Esfera Energia é referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia e atualmente atende mais de 130 grupos empresariais, gerencia mais de 320 ativos e está presente em 20 estados.

Além disso, com a Esfera você recebe todo o apoio necessário para o cumprimento das obrigações legais e ainda tem o respaldo para obter as melhores condições possíveis na contratação de energia.

Entre em contato com os nossos consultores agora mesmo!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia