Novidades do setor de energia

metas-financeiras-empresas

Aprenda como definir metas financeiras para sua empresa

Você já deve ter lido por aí a frase “Metas são como flechas. Quanto mais alto você mira, mais longe você alcança”. Então, a definição de metas financeiras para empresas é como fazer um ajuste de mira.

Seu objetivo é chegar em um determinado ponto, realizando uma série de esforços, mas se conseguir dar um passo a mais será ainda melhor.

A gestão financeira é uma parte importante de todo negócio, afinal, para prosperar no mercado é preciso ter fôlego para manter as operações funcionando.

E além da parte operacional do trabalho, é importante evoluir e crescer no mercado para se dedicar a novos desafios.

Neste artigo reunimos algumas dicas para te ajudar a definir metas financeiras para empresas e exemplos de metas para o setor financeiro que vão impulsionar o seu negócio.

Boa leitura!

Como definir metas financeiras para empresas?

Um ponto importante quando falamos em metas financeiras empresariais é que as definições precisam ser objetivas e apontar um caminho para ação.

Para chegar nesse resultado, existe uma técnica simples, mas muito eficiente que é o método SMART.

O SMART do nome não significa apenas a tradução literal do inglês que é inteligente. Cada letra representa um atributo que uma meta deve possuir para que ela faça sentido.

Então, se você tem dificuldades para criar um planejamento de metas financeiras empresariais, essa técnica pode ser uma boa aliada.

O que é o método SMART?

A técnica SMART é um método que pode ser usado para as empresas definirem tanto as metas financeiras quanto outros tipos de metas.

Cada uma das letras da palavra SMART tem um significado que pode ser entendido como atributos que uma meta deve ter. São eles:

  • Specific: Específico;
  • Measurable: Mensurável;
  • Attainable: Atingível;
  • Relevant: Relevante;
  • Time Based: Temporal.

Agora, vamos falar de cada um separadamente para orientar a definição das metas financeiras da sua empresa.

Specific (Específico)

O primeiro atributo que as metas financeiras para empresas devem ter é serem específicas, ou seja, ser clara na proposição do objetivo pretendido.

Um exemplo de meta financeira específica de uma empresa seria: diminuir os custos com energia elétrica em 10%.

Assim, a meta ganha uma forma e não se torna uma proposta genérica, de onde ninguém sabe como começar.

Leia também: Entenda como funciona o Gerenciamento de Energia Elétrica para redução de custos.

Measurable (Mensurável)

Outro detalhe importante para definir metas financeiras para empresas é associá-la a um número, quantidade ou unidade de medida. Ou seja, no futuro será possível mensurá-la.

Por exemplo: fechar X vendas por dia, aumentar o faturamento em tantos mil, manter a empresa com X% de energia renovável.

Attainable (Atingível)

Todas as metas financeiras para empresas precisam ser atingíveis. Isso significa que elas devem ser possíveis de serem conquistadas.

Se você faz o cálculo do consumo de energia da sua empresa, poderá concluir que diminuir o consumo em 10% será uma grande redução para um primeiro momento.

Então, baseie suas metas empresariais em análises de dados consistentes que permitam planejar algo que realmente pode ser alcançado.

Relevant (Relevante)

Outro aspecto importante das metas financeiras para empresas é que elas sejam relevantes para influenciar positivamente o crescimento do negócio.

Associe as metas financeiras aos objetivos estratégicos da sua empresa para dedicar o tempo da equipe a favor de mudanças importantes.

Time Based (Temporal)

O último aspecto que as metas financeiras SMART devem ter é um prazo para que a definição seja alcançada.

Estabeleça uma data final para que depois seja possível analisar o trabalho e onde a equipe chegou em relação a cada meta.

Seguindo esses passos, todas as metas financeiras empresariais serão bem definidas e vão ajudar a equipe a se organizar e dividir o trabalho.

3 exemplos de metas para o setor financeiro

Reunimos abaixo uma lista com exemplos de metas financeiras para empresas que são definidas por muitos negócios.

Porém, cada empresa tem suas necessidades dentro do próprio mercado, então as ideias a seguir podem servir de inspiração para começar. Confira!

1. Automatizar tarefas financeiras

Processos manuais sempre estão vulneráveis a erros humanos. Dependendo do porte da empresa, o volume de tarefas financeiras é grande.

Por isso, investir na automação dos processos de gestão financeira é uma meta que pode ajudar a diminuir erros e garantir a satisfação dos clientes.

Exemplo de meta: Automatizar 2 tarefas prioritárias nos primeiros seis meses do próximo ano.

2. Reduzir o custo com energia

Atualmente, os gastos com eletricidade estão altos e todos os consumidores (residenciais e comerciais) sentem o impacto das tarifas de energia.

Para criar uma meta financeira nesse sentido é importante analisar:

  • o valor gasto atualmente;
  • onde a empresa gasta mais energia;
  • quais são as alternativas viáveis para redução;
  • fazer uma pesquisa de preços de fontes de energia alternativas e como obtê-las;
  • quanto tempo leva para implementar a mudança;
  • migração para o ACL.

Depois dessa análise, um exemplo de meta pode ser: Diminuir em 13% o gasto de energia no primeiro trimestre do ano.

3. Quitar dívidas em aberto

Se uma das metas financeiras para empresas envolve economizar, outra pode se aproveitar desse resultado para eliminar situações ruins como as dívidas.

Então, se o negócio possui pendências, analise qual o montante devido e planeje quanto reservar por mês para quitar as pendências mais caras.

Exemplo de meta: Destinar R$ 1.000 por mês para pagar as dívidas da empresa, quitando todas até o fim do ano corrente.

Pronto para começar as metas financeiras da sua empresa?

Usando o método SMART como base, ficará mais fácil definir metas financeiras mais assertivas para empresas e que vão contribuir para o crescimento do seu negócio.

E já que estamos falando de finanças, você pode baixar gratuitamente nosso e-book para aprender ‘Como aumentar o seu saving em compras?’.

O material explica o conceito de saving, estratégias para aumentá-lo e um passo a passo para aplicar sem erro.

Está em busca de uma forma de economizar nos gastos com energia? Conheça a Esfera e saiba quais estratégias de contratação podem favorecer mais o seu negócio.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia