Novidades do setor de energia

indicadores-desempenho-ambiental

Indicadores de desempenho ambiental: o que são e quais analisar?

Os indicadores ambientais são dados extraídos a partir das atividades de uma empresa, que avaliam o desempenho dos esforços realizados por meio das políticas de sustentabilidade do negócio.

Acompanhar essas métricas é uma forma de mensurar o impacto que as operações geram no meio ambiente e também de evoluir nas boas práticas à medida que a empresa conquista melhorias.

Para ser uma empresa sustentável é fundamental conhecer quais são os indicadores de desempenho ambiental e, a partir deles, traçar metas para reduzir os impactos causados pelas atividades.

Essa é uma tarefa de gestão interna muito importante que ganha força no mercado, pois hoje, as empresas que se preocupam com o meio ambiente e criam formas de otimizar seus processos se destacam das concorrentes.

Como cada negócio tem suas características próprias e exerce uma influência diferente com suas atividades, saber como direcionar a análise dos indicadores é fundamental.

Continue a leitura e entenda o que é, quais são e a importância de estabelecer indicadores de desempenho ambiental.

Boa leitura!

O que são indicadores de desempenho ambiental?

Os indicadores de desempenho ambiental são informações que a empresa extrai sobre suas atividades para melhorar a performance de seus processos e reduzir os impactos dos mesmos no meio ambiente.

A gestão ambiental é importante para todo tipo de negócio, mas as grandes indústrias produtoras que geram muitos resíduos e movimentam uma grande cadeia de produção e distribuição são as que mais investem nesse monitoramento.

Outro fator que torna a mensuração de indicadores de desempenho ambiental tão relevante é que a sustentabilidade passou a ser um valor estratégico no mercado.

Empresas que processam e avaliam seus dados ambientais conseguem mostrar que estão alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

Em um mundo com recursos finitos, ter uma visão de curto, médio e longo prazo dos impactos causados e ações para otimizar essa influência mostra que o negócio está atento às demandas atuais.

A comunicação depois que os dados são mensurados também é uma iniciativa que complementa o trabalho, afinal, mostrar informações concretas traz mais credibilidade frente aos diversos públicos da empresa como consumidores, fornecedores e parceiros.

Leia também: Como e por que fazer uma mitigação de riscos ambientais.

Quais são os indicadores de desempenho ambiental?

quais-sao-indicadores-desempenho-ambiental

Agora que você já sabe o que são os indicadores de desempenho ambiental, deve estar se perguntando quais deve selecionar e mensurar no seu negócio, não é mesmo?

Nesse caso, não existe exatamente uma resposta padrão para todas as empresas. Cada tipo de negócio tem um modo de operação e, consequentemente, exerce uma influência no meio ambiente. Por isso, a lista de indicadores varia.

Para auxiliar no processo de definição, mensuração e análise dos indicadores de desempenho ambiental, muitas empresas adotam a Norma ISO 14031.

As regras da norma auxiliam na implementação de uma gestão ambiental consistente e adequada à realidade de cada negócio.

Com essa orientação, é mais fácil ser objetivo ao estabelecer as metas relevantes, facilmente entendidas e também alcançáveis.

A partir dos dados selecionados, é possível avaliar os esforços feitos para alcançar as metas ambientais e se estão dando certo ou precisam de ajustes.

É importante destacar que a Norma ISO 14031 é aplicável a empresas de todos os tamanhos e segmentos de negócio, independentemente da complexidade do serviço/produto produzido e da localização.

Mas ela não funciona como uma certificação. É uma ferramenta de gestão interna que orienta o trabalho relacionado às práticas ambientais.

Tipos de indicadores ambientais

Seguindo as regras da ISO 14031, os indicadores de desempenho ambiental podem ser divididos em duas categorias: os indicadores gerenciais e indicadores operacionais.

O indicadores gerenciais são dados relacionados às ações internas que impactam o desempenho ambiental do negócio como:

  • horas de treinamento para equipe de colaboradores;
  • parcela para investimento em pesquisa dentro do planejamento financeiro;
  • adequação da empresa a normas ambientais do setor, entre outras.

Já os indicadores operacionais vão mostrar os resultados que as atividades diárias tem no meio ambiente como:

  • uso de combustíveis fósseis nas operações;
  • geração de resíduos sólidos ou líquidos;
  • emissão de gases estufa, como o carbono;
  • quantidade de energia gasta por produto ou produção.

Implementando uma Avaliação de Desempenho Ambiental com o apoio da ISO 14031, é possível alinhar seu negócio com as práticas atuais para preservar e oferecer mais qualidade de vida no presente e no futuro.

Leia também: O que é o PNE 2050? Conheça as diretrizes para uso de energia.

Quais as vantagens dos indicadores ambientais?

A frase abaixo do famoso estatístico William E. Deming ressalta de forma objetiva as vantagens de mensurar os indicadores de desempenho ambiental:

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”.

Informação consistente é o ponto de partida para fazer análises assertivas e evitar que o seu negócio cause desastres ambientais.

Com dados em mãos, a equipe pode trabalhar para melhorar o gerenciamento de resíduos, criando um plano para diminuição até reduzi-lo totalmente.

Outra vantagem é não ser autuado por órgãos oficiais por descumprimento de padrões ambientais, o que gera gastos com pagamentos de multas e processos.

Dicas para definir indicadores de desempenho ambiental na indústria

Na hora de escolher entre os indicadores de desempenho ambiental quais serão avaliados no seu negócio, priorize os seguintes aspectos:

  • simplicidade e facilidade de interpretação: escolha métricas que mostram objetivamente a evolução como aumento ou diminuição;
  • gastos otimizados: a menos que seja necessário, selecione indicadores que possam ser obtidos sem necessidade de exames e análises complexas que vão gerar custos altos;
  • agilidade para calcular: quanto acessíveis forem os dados, mais rápida é a execução dos cálculos;
  • usar unidades de medidas conhecidas: toneladas, kilowatts, metros cúbicos, porcentagem são alguns exemplos de medidas objetivas e que dão clareza aos indicadores.

Acompanhe o desempenho ambiental do seu negócio

Os indicadores de desempenho ambiental podem ajudar o seu negócio a otimizar diversos processos, incluindo a utilização de energia.

Além de analisar onde é possível diminuir o consumo, também auxilia no estudo para adquirir energia de forma mais barata e de fontes limpas e sustentáveis.

O caminho para essa solução pode estar na migração para Mercado Livre de Energia. Não sabe como funciona? Assista ao vídeo abaixo e descubra se o seu negócio pode migrar:

Ficou interessado e quer saber por onde começar? Então baixe o e-book da Esfera de como fazer a migração para o Mercado Livre de Energia. Conheça todos os passos, documentos e contratos necessários para o processo.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia