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Gestão de fornecedores: entenda a importância e como fazer

A gestão de fornecedores é essencial para toda empresa que precisa de terceiros para suprir necessidades do seu negócio.

Com organização e profissionalismo, é possível criar um relacionamento sólido e duradouro com os fornecedores, o que garante os melhores preços, além de condições de pagamento flexíveis.

Por isso, aprender como fazer esse processo ajuda a manter as atividades funcionando sem problemas como a falta de insumos e matéria-prima.

Continue a leitura e entenda o que é, a importância e como fazer a gestão de fornecedores, criando processos eficientes.

Boa leitura!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é o processo que auxilia o planejamento e o gerenciamento de empresas terceirizadas para garantir as melhores negociações em relação aos serviços prestados, formas de pagamento e prazos.

Esse conjunto de técnicas otimiza a prestação do serviço, além de garantir que o seu negócio seja:

  • atendido corretamente;
  • receba as atualizações necessárias;
  • funcione sem grandes problemas.

Quem faz parte dessa equipe precisa se empenhar na pesquisa e negociação com os fornecedores para encontrar aqueles que atendem a necessidade da empresa.

Isso porque o fornecedor também precisa estar comprometido a entregar um produto ou serviço da maneira que foi negociado.

Leia também: Indicadores de produção industrial – 7 métricas indispensáveis para uma gestão mais qualificada e com base em dados concretos.

Qual a importância da gestão de relacionamento com o fornecedor?

A gestão de fornecedores é importante porque ela garante que as atividades que dependem do serviço ou produto terceirizado continuem sem nenhuma interrupção.

Com isso, o negócio consegue manter suas operações otimizadas e enxutas, conseguindo atender os clientes com a mesma qualidade que recebe.

Existem possibilidades de terceirizar diversas partes das operações, desde matéria-prima, serviço de limpeza, até compra de energia (para empresas que estejam dentro do ACL).

Cada um desses fornecedores é importante para que tudo funcione como deveria.

Mas como executar um plano de gestão eficiente para os fornecedores? O que fazer para obter o que a empresa precisa da melhor forma? Confira as dicas no próximo tópico!

Como fazer a gestão de fornecedores?

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1. Faça pesquisas detalhadas sobre o fornecedor

É vantajoso construir relacionamentos de longa data, mas sempre que for necessário trocar de fornecedor ou contratar um novo pesquise bastante antes.

Cheque o site oficial da empresa, o status do CNPJ, redes sociais, os alvarás e permissões necessárias para a prestação do serviço, etc.

A gestão de fornecedores já começa nessa fase, pois escolhendo uma empresa idônea, você poupa seu negócio de problemas futuros.

2. Pesquise avaliações de antigos clientes

Muitos fornecedores disponibilizam depoimentos em seus sites que ajudam bastante a analisar se aquele fornecedor traz resultados positivos ou não.

Suponhamos que você deseja mudar de fornecedor de energia, mas quer opiniões de pessoas que fizeram essa transição.

Entrar em contato com colegas de outras empresas pode ajudar muito a entender o trabalho na prática, além de buscar a assessoria de uma empresa especializada.

Quer ver na prática como essa mudança acontece? Leia o Case de migração para o Mercado Livre de Energia da Rich’s.

3. Solicite mais de uma proposta e compare

Outro ponto importante da gestão de fornecedores é comparar propostas de empresas diferentes.

Se o processo de gerenciamento for bem organizado, é fácil identificar quando existe a necessidade de trocar ou atualizar um fornecedor e se planejar com antecedência.

Assim, você pode pesquisar fornecedores em potencial, filtrar as melhores opções e comparar tanto preço quanto qualidade do serviços, vantagens oferecidas, etc.

4. Acompanhe a prestação do serviço

Depois de fechar o contrato, a gestão de fornecedores continua, pois é necessário garantir que a empresa está recebendo aquilo que contratou.

Então, se você passou a comprar energia fora do circuito oficial das grandes distribuidoras, por exemplo, precisa checar se:

  • se a cota comprada é suficiente;
  • se a energia será compatível para a produção;
  • se está em dia com as obrigações, entre outros pontos.

Receber o serviço corretamente e com qualidade é essencial para que a rotina do negócio se desenvolva corretamente.

Leia também: Entenda o que é o CCEAL de energia e saiba como funciona esse tipo de contrato.

5. Cumpra os prazos acordados

Um ponto que facilita muito a gestão de fornecedores é estabelecer relacionamentos duradouros e próximos com eles.

Quanto menos você precisar mudar, melhor. Isso ajuda a manter o padrão de qualidade do serviço prestado, o que deixa os clientes da sua empresa sempre satisfeitos.

Para isso acontecer, cumpra sempre os prazos de pagamento acordados na negociação, antecipe-se se algum imprevisto acontecer e não deixe uma data vencer sem dar uma explicação.

Essa postura garante uma gestão de relacionamento com o fornecedor duradoura.

6. Faça uma avaliação anual dos fornecedores

Outro ponto importante da gestão de fornecedores é a avaliação dos serviços prestados com uma certa frequência.

A avaliação pode ser anual, mas também pode ser mensal, dependendo do tipo de serviço prestado pela empresa.

É importante analisar com a equipe os pontos altos e baixos para decidir pela renovação do contrato ou não.

Crie um questionário com perguntas com os pontos fundamentais da prestação do serviço para facilitar a análise. Assim, a equipe consegue ser objetiva e tomar decisões consistentes.

Como está a gestão de fornecedores na sua empresa?

Dentro dos processos de negócio, a gestão de fornecedores é muito estratégica, pois é um serviço que precisa contribuir para a empresa alcançar suas metas.

Se o seu negócio está em busca de economia na conta de energia, conhecer como funciona o Mercado Livre de Energia e se é possível migrar para ele pode ser a solução.

No vídeo abaixo, você pode entender em detalhes esse processo:

Para conseguir executar cada etapa da forma correta, conheça a Esfera e saiba quais estratégias de contratação podem favorecer mais o seu negócio.

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