O processo de obtenção da energia de petróleo se dá por meio da queima de combustíveis, os quais são derivados dessa matéria-prima. No Brasil e no mundo, o petróleo tem um papel fundamental tanto no setor de energia quanto para o desenvolvimento da indústria e da economia, e os números confirmam isso.
Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 31,5% da matriz energética mundial é composta de petróleo e derivados, sendo essas as principais fontes de energia do planeta. Considerando a matriz energética brasileira, o número sobe para 34,3%.
Quando se trata da matriz elétrica mundial, o petróleo e derivados representam apenas 2,9%. No Brasil, a participação é ainda menor, de 2%. Contudo, a energia de petróleo é essencial principalmente para o acionamento das termelétricas, como explicaremos mais adiante.
Quer saber mais? Então continue lendo.
O que é a energia do petróleo?
A energia de petróleo é obtida a partir dos combustíveis, que são seus derivados, os quais podem ser o óleo de combustível, o óleo diesel e o gás de refinaria. Os geradores a diesel, por exemplo, atendem sistemas que não são contemplados pela rede elétrica convencional.
Considerando que no Brasil a principal fonte de energia é hidráulica, a geração térmica é fundamental para suprir a demanda em períodos de pico e para alcançar locais que não estão no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Porém, o uso do petróleo com essa finalidade não é tão expressivo no país, embora as usinas termelétricas utilizem os derivados dessa fonte de energia, as quais são acionadas quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão baixos.
Mas como o petróleo se transforma em energia? Ele é extraído dos poços produtores com água e gás. Após separar os fluídos, o petróleo é enviado para refinarias e lá é transformado em gasolina, diesel, óleo combustível e querosene, por exemplo. Então, os combustíveis são queimados em caldeiras, turbinas e motores de combustão interna, e assim a energia é gerada.
E se você está se perguntando se a energia do petróleo é renovável, a resposta é não. Além disso, é uma fonte poluente, já que passa por um processo de queima para produzir energia.
Leia também: Energia renovável no Brasil: confira oportunidades, desafios e exemplos de empresa que utilizam
Como o petróleo surgiu e qual sua importância?
Hoje a fonte de energia do petróleo é a principal do mundo e está presente em praticamente tudo o que utilizamos, de forma direta ou indireta, visto que é uma matéria-prima para inúmeros derivados e subprodutos, do gás combustível a plásticos e borrachas.
A hipótese mais aceita para explicar a origem do petróleo são os sedimentos orgânicos marinhos. Ao longo de milhões de anos, a decomposição de matéria orgânica (principalmente do plâncton, que são plantas e animais microscópicos) se acumulou no fundo de mares e lagos.
Com o passar do tempo, a pressão física e química, assim como os movimentos da crosta terrestre, causaram a formação de uma substância oleosa, o petróleo.
Por isso, é possível dizer que ele é um óleo de origem fóssil formado em rochas sedimentares ao longo de milhões de anos. Estima-se que esse processo ocorreu no final da Era Mesozoica e no início da Era Cenozoica.
Porém, o petróleo não é encontrado em qualquer parte do mundo, como mostraremos mais adiante. É preciso ter condições adequadas em bacias sedimentares específicas, por isso essa fonte de energia é causa de tantos conflitos entre países.
A energia do petróleo começou a ser usada principalmente a partir da Segunda Revolução Industrial, quando foi criado o motor de combustão interna, o qual é utilizado em carros até hoje. Como o combustível para mover os carros é um derivado do petróleo, ele se tornou uma matéria-prima vital para o desenvolvimento econômico naquele período.
Hoje, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é a organização responsável por controlar a produção e o preço do petróleo em todo o mundo.
Como o petróleo é usado como fonte de energia?
A fonte de energia do petróleo é obtida por meio da queima de combustíveis, o que significa que essa matéria-prima não é usada diretamente para gerar energia, mas sim seus derivados. Estes são produzidos nas refinarias de petróleo por meio de um processo chamado “destilação fracionada”.
Dentre os derivados do petróleo, estão:
- gás combustível;
- gasolina de aviação;
- gasolina comum;
- querosene;
- óleo diesel
- óleo combustível;
- óleos lubrificantes;
- parafina;
- asfalto.

Esses são apenas alguns exemplos, mas o petróleo está presente em inúmeros recursos do nosso dia a dia, os quais são subprodutos dos derivados retirados diretamente do petróleo, como plásticos, tintas, borrachas, tecidos, fertilizantes e até cosméticos.
Apesar de demandar uma estrutura complexa de extração e distribuição, o petróleo é uma fonte de energia de baixo custo, principalmente por ser negociado mundialmente e ser uma matéria-prima versátil.
Energia do petróleo: vantagens e desvantagens
As principais vantagens do petróleo são:
- é uma commodity essencial para o desenvolvimento econômico mundial;
- gera muita energia, por isso é amplamente utilizado para produzir combustível para carros e aviões;
- é uma matéria-prima que pode ser utilizada para o desenvolvimento de inúmeros produtos;
- tem ampla infraestrutura logística e está disponível em todo o mundo.
Já as desvantagens são:
- emite poluentes no processo de queima para obter derivados e gerar energia, contribuindo para o efeito estufa;
- tem potencial de acabar com ecossistemas inteiros quando ocorrem derramamentos acidentais;
- é uma fonte não renovável de energia, o que significa que um dia irá acabar;
- apenas pode ser encontrado em bacias sedimentares específicas.
O petróleo no Brasil e no mundo
O Brasil é autossuficiente na produção de petróleo desde a descoberta do pré-sal, ou seja, não dependemos da importação dessa commodity. Sua exploração começou com a criação da Petrobrás e a primeira reserva foi descoberta no Recôncavo Baiano.
Hoje, as principais áreas de extração de petróleo no Brasil são a Bacia de Campos, a Bacia de Santos, a Bacia do Espírito Santo e a Bacia do Recôncavo Baiano.
Falando em Petrobrás, confira este vídeo da empresa com um resumo sobre a extração e utilização do petróleo:
Vale explicar que existem dois tipos de petróleo: o petróleo leve e o petróleo pesado. No Brasil, a incidência é do petróleo pesado, que tem uma consistência mais “pastosa”. Por isso, costuma ser utilizado principalmente para a produção de derivados como asfalto e parafina.
Já o petróleo leve, presente principalmente na Arábia Saudita, é de maior qualidade e normalmente usado para a produção de combustíveis.
As maiores reservas do mundo estão na Venezuela, Arábia Saudita, Canadá, Irã e Iraque. Já os maiores consumidores são os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e a Rússia.
Se você gostou do conteúdo sobre a energia do petróleo, vai gostar também do e-book gratuito da Esfera sobre os tipos de geração de energia. Nele você vai saber mais sobre:
- energia eólica
- energia solar
- energia maremotriz
E várias outras! Baixe o e-book agora mesmo.
E se quiser saber mais sobre geração e comercialização de energia, conte com a Esfera Energia, referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia.