Novidades do setor de energia

como-governos-podem-economizar-energia

Como os governos podem economizar energia? Conheça iniciativas atuais

O Brasil vive uma das maiores crises hídricas dos últimos tempos. Especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a seca é a pior registrada nos últimos 91 anos. Esse cenário leva ao aumento da conta de luz e a necessidade de poupar gastos. Então, como os governos podem economizar energia?

Como responsáveis pela geração, distribuição e monitoramento da matriz energética nacional, setores como o Ministério de Minas e Energia e a ANEEL se empenham em conscientizar a população.

No Brasil, a dependência das hidrelétricas, que são responsáveis pela produção de 65% da eletricidade do país, colocou os responsáveis pela gestão em estado de alerta.

Isso aumenta ainda mais a importância de planejar ações imediatas para equilibrar o consumo tanto nas residências quanto nas empresas.

Por isso, vemos iniciativas constantes do governo federal para conscientizar toda população.

Neste artigo, vamos mostrar o que está acontecendo, quais iniciativas já foram implementadas, como isso afeta o valor da energia e também iniciativas no Brasil e em outros lugares do mundo que reforçam a importância de economizar energia.

Boa leitura!

Consequências da crise hídrica no Brasil

Como destacamos na abertura do texto, a atual crise hídrica nacional é a mais severa dos últimos 91 anos.

Com a força energética do Brasil concentrada nas hidrelétricas, quando falta chuva o nível dos reservatórios diminui e medidas de contenção são necessárias.

Um dos primeiros movimentos que acontece nesses casos é o acionamento das usinas termoelétricas, movidas a óleo ou diesel.

Como o custo de operação dessas usinas é mais alto, o consumidor arca com parte dele, pois a ANEEL reajusta a tarifa de energia.

Desde 2015, vigora no país o sistema de bandeiras tarifárias que representa a variação no custo de energia e possui três faixas: verde, amarela e vermelha.

infografico-bandeiras-tarifarias

Então, à medida que fica mais caro produzir a energia que é consumida, a bandeira é trocada e o valor total da conta de luz aumenta.

Apesar de oneroso para o consumidor, essa medida acontece para preservar as hidrelétricas e manter a capacidade dos reservatórios para que seja possível gerar energia.

Além disso, o governo também reajusta o uso das hidrovias como a Tietê Paraná, uma das principais do país, também com o objetivo de economizar energia.

Outro investimento relacionado a como os governos podem economizar energia são as campanhas de conscientização da população.

Esse é um passo essencial, pois o consumo consciente também é importante para as pessoas não sofrerem tanto com o aumento da tarifa.

Como os governos podem economizar energia?

O governo federal por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) encabeça as campanhas de economia de energia no país.

A seguir, vamos conhecer algumas iniciativas no Brasil e no mundo relacionadas ao uso consciente da energia e de como as fontes renováveis são a saída nas quais muitos países investem.

Campanha Consumo Consciente Já

A educação é uma das principais formas de como os governos podem economizar energia. Afinal, com uma população consciente dos recursos disponíveis, é possível incentivar práticas simples, mas que causam um grande impacto.

A atual campanha ‘Consumo Consciente Já’ traz como mote a frase: “Se desperdiçar, vai faltar”.

Essa é uma iniciativa do governo federal para todo país como forma de chamar a atenção da população para evitar desperdício de energia.

O site oficial traz algumas dicas essenciais de como economizar energia na hora de utilizar eletrodomésticos como:

  • televisão;
  • computador;
  • ar-condicionado;
  • ferro;
  • chuveiro elétrico;
  • máquina de lavar;
  • iluminação.

Confira abaixo um dos vídeos produzidos para a campanha ‘Consumo Consciente Já’:

Outras ações governamentais de economia

Além de educar o consumidor, existem outras formas como os governos podem economizar energia. E não estamos falando só no Brasil, mas veremos as iniciativas internacionais nos tópicos seguintes.

Os leilões de energia vêm sendo feitos no Brasil como forma de diversificar a matriz energética. Principalmente para as fontes de energia renovável com o objetivo de produzir energia limpa, de fontes mais baratas e sustentáveis.

Além disso, para reforçar o sistema de transmissão nacional, o governo investe no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Essa rede permite que a energia produzida em uma região seja transportada para outra, o que ajuda a reduzir a dependência da produção local.

Programa Energy Star

O programa Energy Star também é outro exemplo de iniciativa de como os governos podem economizar energia.

Esse projeto do governo norte-americano também funciona de forma educativa e tem como objetivo fornecer informações de credibilidade e embasadas para ajudar os consumidores a fazerem escolhas melhores.

Existe, inclusive, um selo ‘Energy Star’ que identifica produtos que são eficientes energeticamente.

Também existe um tipo de certificação para prédios que são construídos pensando em eficiência energética.

O programa tem excelentes resultados. De acordo com o site oficial, o selo Energy Star é reconhecido por 90% dos americanos.

Investimentos em energia renovável na Europa

Na Europa, a forma como os governos podem economizar energia está no investimento em energia renovável.

Na União Europeia, as instalações fotovoltaicas para captação de energia solar estão sendo implementadas por todo o continente.

Além do sol, a energia eólica, produzida pelo vento, também é outro investimento que países como a França estão investindo.

O país aprovou cerca de 300 projetos relacionados a fontes renováveis como forma de melhorar a infraestrutura energética do país, além de focar na recuperação econômica pós-pandemia da Covid-19.

Quer economizar nos custos de energia?

Além de saber como os governos podem economizar energia para orientar as iniciativas da sua empresa, existem novas formas de baratear a compra de energia.

Isso é possível migrando para o Mercado Livre de Energia. Veja no vídeo abaixo e entenda como funciona e quem pode migrar para esse mercado:

Baixe também o e-book da Esfera de como fazer a migração para o Mercado Livre de Energia. Conheça todos os passos, documentos e contratos necessários para o processo.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia