Novidades do setor de energia

Entenda o que é o Balanço Energético Nacional e qual sua importância

O que é o Balanço Energético Nacional e para que ele serve

Ter acesso ao Balanço Energético Nacional (BEN) é importante para entender melhor como é a composição da matriz elétrica brasileira, bem como a relação entre oferta e consumo de energia no país. 

A seguir explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do assunto, confira!

O que é o Balanço Energético Nacional?

O Balanço Energético Nacional (BEN) é uma publicação anual da Empresa de Pesquisa (EPE) com todas as informações em relação à matriz elétrica nacional. Por meio desse levantamento é possível fazer análises e planejamentos para todo o setor energético brasileiro, já que o relatório apresenta um balanço da oferta e consumo de energia no país.

Entenda aqui a diferença entre demanda de energia elétrica e consumo.

Segundo definição da EPE, “o relatório consolidado do Balanço Energético Nacional – BEN documenta e divulga, anualmente, extensa pesquisa e a contabilidade relativas à oferta e consumo de energia no Brasil, contemplando as atividades de extração de recursos energéticos primários, sua conversão em formas secundárias, a importação e exportação, a distribuição e o uso final da energia.”

Ou seja, são todas as informações referentes à energia do país.

Qual é o órgão responsável pelo BEN?

O BEN é publicado pela Empresa de Pesquisa (EPE) todos os anos, instituição pública que presta serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) relacionados a estudos e pesquisas sobre o setor energético brasileiro. 

A EPE foi criada inicialmente por meio de uma medida provisória (MP) e tornou-se Lei em 2004, sendo seu objetivo “assegurar as bases para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura energética do país”, de acordo com sua própria descrição.

Qual a importância do BEN?

O Balanço Energético Nacional contribui para que a sociedade tenha acesso a estudos e análises detalhadas a respeito do setor energético brasileiro. Isso permite que tanto empresas quanto o governo criem estratégias e estruturem planejamentos com base em dados mais assertivos em relação à oferta e consumo de energia no Brasil.

Além disso, por meio do trabalho da EPE, o país tem cada vez mais insumos de pesquisas, já que o banco de dados da empresa cresce a cada ano diante dos levantamentos realizados.

Como consultar os relatórios do Balanço Energético Nacional?

Os relatórios do BEN podem ser encontrados diretamente no site da EPE. Para facilitar, abaixo você confere uma relação com os links para os relatórios mais recentes publicados:

Lembrando que os relatórios sempre são referentes ao ano anterior; então, por exemplo, o relatório de 2020 é referente a 2019.

Uma novidade da empresa foi o lançamento do BEN Interativo, que permite acessar os dados com mais facilidade e interagir com a plataforma para consultar as informações.

Destaques do Balanço Energético 2020

O relatório de 2020 (ano-base 2019) mostra que o total de energia disponibilizada no país alcançou 294,0 Mtep, um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior. 

Além disso, o levantamento também destaca o aumento da presença de fontes de energia eólica e solar, bem como a de biomassa de cana e biodiesel. Dessa forma, a matriz energética brasileira permanece em um patamar de energia renovável acima do restante do mundo.

Saiba mais sobre quais tipos de geração de energia existem, fontes e diferenças.

Em relação à geração de energia elétrica, houve um aumento da oferta interna de 14,9 TWh (2,3%) em relação a 2018. Além disso, a geração hidráulica também cresceu 2,3%, enquanto a participação de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira alcançou 83% em 2019.

Fontes renováveis de energia na matriz energética brasileira
Fonte: Balanço Energético Nacional 2020

Considerando o cenário de consumo, ao analisar os grupos que utilizam energia no Brasil, o setor de transportes lidera as posições com 32,7%, seguido pelas indústrias com 30,4%. É o segundo ano consecutivo que o setor de transportes fica à frente do industrial em consumo energético. 

Consumo de energia no Brasil
Fonte: Balanço Energético Nacional 2020

Por fim, vale destacar a atualização dos dados em relação à composição da matriz energética brasileira. A energia hidráulica segue liderando com 64,9%, seguida pelo gás natural com 9,3% e pela energia eólica com 8,6%. 

Em comparação a 2018, a energia hidráulica “perdeu” um pouco de espaço para o crescimento das demais fontes de energia, o que é importante para que o país tenha uma matriz elétrica cada vez mais diversificada, principalmente no que diz respeito às fontes renováveis de energia.

Fonte: Balanço Energético Nacional 2020

O que achou das informações sobre o que é o Balanço Energético Nacional? Conhecer essa fonte de informação é importante para entender como o setor energético funciona no Brasil e fazer uma gestão de energia mais estratégica do volume consumido, principalmente considerando o contexto de grandes indústrias e empresas.

A Esfera Energia é referência nacional em gestão energética no Mercado Livre de Energia. Atualmente atendemos mais de 130 grupos empresariais, gerenciamos mais de 320 unidades consumidoras e estamos presentes em 20 estados.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça o nosso trabalho.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia