Novidades do setor de energia

autoconsumo-remoto

O que é autoconsumo remoto de energia?

O autoconsumo remoto é uma das modalidades de Geração Distribuída autorizadas no Brasil que servem para otimizar o consumo de energia dos consumidores.

Com o valor da tarifa de energia aumentando cada vez mais nos últimos anos, encontrar alternativas para economizar é fundamental.

Entre os investimentos nos quais os consumidores estão investindo estão as fontes de energia renováveis. As chamadas energias limpas chamam a atenção, pois é possível aproveitar bastante as características naturais do nosso país para gerar energia solar ou energia eólica.

Nos centros urbanos, o destaque é para os painéis de captação de energia solar. Mesmo ainda não sendo um investimento inicial barato, em longo prazo a escolha compensa.

Quer saber como esse contexto favorece a modalidade de autoconsumo remoto de energia? Continue a leitura do artigo e saiba tudo sobre essa solução.

O que é autoconsumo remoto?

O autoconsumo remoto é uma modalidade de Geração Distribuída de energia em que a fonte geradora está em um local diferente do ponto de consumo.

Ou seja, imagine que você tem uma unidade da sua fábrica em uma região rural e instala no terreno painéis para captação de energia solar.

Os créditos de energia gerados pela unidade rural podem ser usados para custear o gasto de energia da unidade que fica dentro da cidade.

O processo de autoconsumo remoto é possível desde que o titular da conta das duas unidades seja o mesmo, seja CPF ou CNPJ.

A regulamentação dessa modalidade de geração foi estabelecida em 2015 pela Resolução Normativa nº 687 da ANEEL. Além do autoconsumo remoto, a RN ainda estabelece outras duas modalidades possíveis de Geração Distribuída: a Geração compartilhada e a Geração em condomínios.

Como funciona o autoconsumo remoto de energia?

autoconsumo-remoto-energia

Para entender como funciona o autoconsumo remoto é preciso entender o conceito de créditos de energia.

Vamos continuar utilizando como exemplo a energia solar fotovoltaica, pois é a fonte mais utilizada para micro e minigeração distribuída no Brasil.

Já são 82,6 mil micro e mini usinas que possuem juntas aproximadamente 870 MW de potência instalada.

Quando um sistema fotovoltaico é construído, ele é conectado a rede elétrica da empresa distribuidora local. Assim, a energia captada durante o dia que não é consumida na unidade é repassada para a rede da distribuidora.

Quando isso acontece, a unidade consumidora ganha um bônus com a empresa distribuidora, chamado de crédito de energia.

A antiga Resolução Normativa ANEEL nº 482 de 2012 permitia que apenas a unidade produtora usufruísse dos benefícios desse crédito. Agora, com a RN nº 687, esse crédito pode ser utilizado por outra unidade que possui o mesmo titular.

Como no exemplo que mostramos acima, a filial de uma empresa pode ceder seus créditos de energia para compensar os gastos da unidade principal.

Uma vez que o dono é o mesmo, o autoconsumo remoto funciona sem nenhum problema.

O prazo de utilização dos créditos de energia é de 60 meses. Após esse prazo, a contagem dos créditos é zerada.

Com o autoconsumo remoto, o consumidor/gerador da própria energia consegue aproveitar melhor os créditos adquiridos e fazer uma grande economia.

Inclusive, se uma das unidades que aproveita os créditos da energia mudar de endereço, ainda assim, os créditos continuam válidos e podem ser aproveitados no novo local.

Esse processo deve ser regularizado junto a empresa distribuidora de energia da sua região, para que a instalação seja feita corretamente e todo processo funcione sem erros.

Quais as vantagens do autoconsumo remoto?

Agora que você sabe o que é e como funciona o autoconsumo remoto de energia, vamos falar sobre as vantagens de implementar essa modalidade.

Usar os créditos de energia em até duas unidades

Dependendo da capacidade de geração de energia que sua instalação produzir, você consegue utilizar os créditos para economizar nas contas de até duas unidades extras.

Lembrando que os três pontos precisam estar sob a mesma titularidade para que seja possível trocar os créditos.

Flexibilidade para escolher onde fazer a instalação

Como estamos falando de energia solar, é importante que a estrutura fotovoltaica seja instalada em um local com boa incidência de sol.

Dessa forma, você tem flexibilidade para escolher o ponto mais eficiente e que vai conseguir gerar uma boa quantidade de energia. Com o autoconsumo remoto, as outras unidades também ganham.

Economia na conta de energia

O autoconsumo remoto ajuda a diminuir bastante os gastos com energia, otimizando o orçamento da empresa.

Dessa forma, podem ser feitos investimentos em outras áreas importantes do negócio e que vão contribuir para o seu crescimento.

Fácil de instalar e usar

A instalação de painéis de energia solar é fácil de ser feita e o sistema entra em uso tão logo seja finalizada toda a implementação.

Se feito em uma área segura, a manutenção só será necessária em momentos pontuais se acontecer algum incidente.

Qual a diferença entre geração compartilhada e autoconsumo remoto?

Citamos no início do texto que a Geração Distribuída possui três modalidades:

  1. Autoconsumo remoto;
  2. Geração compartilhada;
  3. Geração em condomínios.

Agora que você conhece o autoconsumo remoto, vamos explicar brevemente as outras duas soluções.

Na Geração compartilhada, consumidores residenciais e consumidores empresariais da mesma área podem fazer uma parceria para instalar um micro ou minigerador.

Como a operação é feita em conjunto, os envolvidos compartilham os créditos de energia gerados pela solução implementada. A porcentagem de cada um é pré-definida no acordo firmado entre as partes.

Já na Geração em condomínios, o sistema de geração de energia é instalado para gerar crédito de energia para o próprio condomínio manter suas operações. A energia também pode incluir o abastecimento dos apartamentos.

Quer otimizar os custos de energia da sua empresa?

O autoconsumo remoto é uma opção inteligente e fácil de implementar se você quer otimizar os custos do seu negócio e ainda investir em energia limpa.

Se você for atendido pela Cemig em Minas Gerais pode economizar até 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa. 

A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.

Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais, chegando a 16% de economia

Faça o cadastro para contratar energia Esfera e comece a economizar hoje mesmo!

Baixe também o e-book da Esfera de ‘Como fazer a migração para o Mercado Livre de Energia. Conheça todos os passos, documentos e contratos necessários para o processo.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia